Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 23 de agosto de 2008

Leis de Mendel

Mendel (Gregor Johann Mendel) nasceu na Silésia, com 21 anos ele foi mandado para um convento de Santo Agostinho, depois ele foi mandado para estudar história natural.
Mendel, com seu trabalho genial, passou para o nível dos maiores cientistas da humanidade, Em sua obra Experiência com hibridização das plantas. O que Mendel descobriu vem sendo ensinado desde 1990.


Havia vários outros trabalhos a cerca de hibridização das plantas, mas não foram bem sucedidos, Mendel decidiu estudar o mesmo problema, ele procurou para a resolução do problema uma planta que fosse facilmente diferenciáveis, que se cruzassem entre si e que fosse fácil de protegê-las da polinização entranha.
Depois de vários testes ele escolheu uma espécie de ervilha.
O que Mendel descobriu foi dividido em duas leis, A primeira e a segunda lei de Mendel.
A primeira lei de Mendel era conhecida também como lei da segregação ou lei da pureza dos gametas.
“Na formação dos gametas os pares dos fatores se segregam”

Mendel percebeu que diferentes linhagens para diferentes caracteres escolhidos eram sempre puros, isso é, não havia variações, Por exemplo, Sementes amarelas SEMPRE produzem descendentes amarelos e sementes verdes descendentes verdes.
A flor da ervilha possui os dois órgãos reprodutores, O masculino e o feminino, é normal nas ervilhas haver autofecundação, Mendel Achou que para cruzar as duas linhagens ele tinha que evitar a autofecundação.
Ele selecionou alguns pés de ervilha de semente amarela e outros de verde, com as flores ainda não maduras e retirou as anteras (órgãos masculinos) das flores. Deixando-as totalmente femininas.
Quando a flor amadureceu, ele polinizou as flores de ervilha amarela com o pólen da verde e vice-versa.
Os descendentes desse cruzamento formam a primeira geração em estudo (geração ).
TODAS as sementes obtidas em foram Amarelas, iguais a um dos pais.
Mendel deixou elas se fecundarem normalmente e dar origem a geração .
As sementes de foram amarelas e verdes, na proporção 3-1 (3 amarelas e 1 verde)

Para explicar isso Mendel começou a pensar em fatores passados de pai para filho por meio de gametas, ele descobriu que existiam fatores responsáveis pelo aparecimento de um caractere.
Assim, existia um fator que condicionava o caractere amarelo, (chamaremos de Y) e um que condicionava o caractere verde (y), Quando se cruzaram a recebeu Y e y sendo portador de ambos os fatores, em F¹ as ervilhas eram todas amarelas, o que quer dizer que mesmo tendo o y, o Y que lhe deu as características, Ele chamou o Y de fator dominante e o y de recessivo.


Y=amarela

y= Verde

Na geração apareceram ervilhas verdes e amarelas, porque quando os heterozigotos Yy e Yy se cruzaram formaram descendentes YY, Yy, Yy e yy, (3:1) o yy era um homozigoto verde.





Y=amarela

y= Verde



Mendel quando elaborou essa teoria não previu a co-dominancia, os genes letais, e os Alelos múltiplos.

A 2º lei de Mendel, segregação independente, (segregação aleatória).

Mendel utilizou nessa ‘experiência’ sementes de ervilha Amarelas lisas e verdes rugosas, Os cruzamentos realizados envolveram os caracteres cor e forma da semente, já que haviam sido estudado separadamente, concluindo que o Amarelo e Liso eram dominantes.

Mendel cruzou as sementes amarelas e lisas com as verdes e rugosas, que deu origem a geração , todas as sementes eram amarelas e lisas, como os pais dominantes, Mendel já esperava esse resultado.

Depois Mendel deixou que cruzassem normalmente e formar a geração (), dando origem a quatro fenótipos diferentes, incluindo duas combinações inéditas, Amarelo rugoso e verde liso. Na proporção de 9:3: 3:1. (9 Amarelas Lisas, 3 Amarelas Rugosas, 3 Verdes lisas e 1 verde rugosa.)



R=Lisa,

r= Rugosa

Y=Amarela

y=verde



Observando as duas características, vemos que obedecem a 1º lei de Mendel.

Analisando os resultados da percebemos que a característica da cor da semente combina independentemente com a característica da forma e vice-versa.

Essa lei baseia-se na habilidade dos seres misturarem suas características independentemente, não sendo só Amarela lisa e Verde Rugosa.


Nenhum comentário: